segunda-feira, 6 de julho de 2015

UESC participa de Audiência Pública contra a PLC 30/15



      Participamos nesta última sexta (03), da Audiência Pública contra o PLC 30/2015, lei da terceirização.

      O evento foi organizado pelo senador Paulo Paim (PT - RS) que vem organizando audiências em várias capitais do país. O evento contou com a presença de vários movimentos sindicais e estudantis como a União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru, a UESPE, Fenet, UEP Candido Pinto que reivindicam que o Senado Federal não aprove a lei que, se sancionada, prejudicará milhões de trabalhadores e estudantes em todo o país.
   Em sua fala o Coordenador - Geral da União dos Estudantes Pernambuco, Marcus Vinicíus colocou que " A terceirização irá tirar todo uma perspectiva de profissão da juventude, que leva vários anos para sua formatura e quando chega a tal objetivo receberá desvalorização, menos direiros trabalhistas e um salário abaixo do que deveriamos receber".
    A PLC 30/2015 permite a terceirização de qualquer atividade dentro de uma empresa, é um projeto com justificativa sendo a redução de custos, melhoria da competitividade, acesso à tecnologia e mão de obra especializada. No entanto, as estatísticas mostram que, apesar de representarem um terço da força de trabalho, os terceirizados são os que mais sofrem acidentes em serviço.
    Nós, da UESC, nos opomos ao projeto de lei por estarmos em defesa das causas dos trabalhadores, considerando, que os atuais e futuros estudantes que estão nas universidades são/serão os trabalhadores que teriam péssimas condições de trabalho, risco de vida, desvalorização das classes e, por fim, perca de direitos garantidos na CLT, como férias, folgas, mais de 8 horas por dia de trabalho, desvalorização do salário mínimo e todas as conquistas celetistas. Não admitiremos o retrocesso e desvalorização do trabalhador e trabalhadora. Acreditamos que o movimento estudantil está na luta diária por estes jovens estudantes que conseguiram com avanço das políticas educacionais entrar na universidade e que são/serão futuramente os trabalhadores que tanto se esforçam/esforçaram para está naquele patamar e contribuir com o crescimento do Estado e sendo valorizado para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário