sexta-feira, 26 de junho de 2015

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A EMENDA APROVADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CARUARU QUE PROPÕE A RETIRADA DA PROBLEMATIZAÇÃO DE IGUALDADE DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS DA CIDADE
Vimos a público manifestar a nossa insatisfação em relação aos discursos errôneos, preconceituosos e agressivos proferidos por alguns vereadores na Câmara Municipal de Caruaru em relação à temática de Gênero e Diversidade Sexual nas escolas, no dia 18 de junho de 2015. Argumentos, que foram utilizados para justificar a criação de uma emenda que tem como objetivo retirar a problematização de Gênero e Diversidade Sexual que é uma das metas do Plano Municipal de Educação de Caruaru.
Repudiamos esta ação do legislativo, mediante o entendimento de que esta atitude desrespeita, toda uma articulação democrática entre educadoras/es, pais e alunos/as quanto a inserção dessa discussão nos sistemas de ensino.
Essa emenda além de tudo representa um retrocesso histórico, visto que, há anos uma das pautas de luta de diversos movimentos, como o feminista e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), tem sido a inserção dessa discussão nas escolas. Devido os altos índices de violência e evasão escolar.
Assim, reforçamos que problematizar Gênero e Diversidade Sexual nas escolas, é incentivar o respeito às diferenças, bem como a equidade entre AS PESSOAS E ASSEGURAR O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO A TODAS E TODOS. O objetivo maior é conseguirmos de fato e de direito termos uma sociedade sem machismo, feminicídio, homofobia, racismo dentre outras violências estimuladas pela intolerância quanto à diferença da/do outra/o.
Aproveitamos a oportunidade da voz dessa nota, para solicitarmos com veemência ao excelentíssimo senhor prefeito José Queiroz, que vete a supracitada emenda. Esse veto significará compromisso com a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.
Assinam a nota:
Coletivo Mangueiras - Jovens Feministas por Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Conselho Municipal da Mulher de Caruaru; Grupo de pesquisa Educação, Inclusão Social e Direitos Humanos da UFPE/Cnpq; Fórum de Mulheres do Agreste; Levante Popular da Juventude; Lutas e Cores; Marcha Mundial das Mulheres (MMM- Agreste);Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR); Movimento Olga Benário;Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NUGEM), União da Juventude Rebelião (UJR), União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP Cândido Pinto), Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas (FENET), União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Partido Comunista Revolucionário (PCR), Movimentos de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Movimento Luta de Classes (MLC), DCE UPE, Movimento Correnteza UFPE e Movimento Rebele-se Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário