Um dos assuntos que estão em voga no momento é a da redução da maioridade penal.
Acreditamos que a redução não é a solução, nenhum país que reduziu a maioridade penal, reduziu a violência.
No Brasil, os jovens em sua maioria negros e da periferia já são julgados e responsabilizados pelos crimes a partir dos 12 anos de idade , inclusive com internação, como define o estatuto da criança e do adolescente. Os adolescentes são responsáveis por menos de um por cento dos crimes contra a vida cometidos no Brasil. No entanto a juventude é vítima de trinta e seis por cento dos casos de homicídio muitas vezes praticadas pela própria polícia militar.
Nós somos contra a redução e temos a solução para acabar com isso. Que tal o governo investir pesado na prevenção da criminalidade, como escolas de tempo integral, atividade de lazer e cultura?! Quanto mais políticas públicas, menores serão as chances desses jovens ser recrutados pelo mundo das drogas e pelo crime organizado. A falta de políticas produzem efeitos contrários ao desejado. Os jovens procuram trabalho no comércio e não conseguem, procuram também vaga nas escolas ou num curso profissionalizante e não conseguem e na boca do fumo vai se incluindo. Quando o estado excluí, o crime incluí.
No final das contas, suspeito que o governo quer tirar sua responsabilidade com a juventude, acreditamos que acham mais fácil culpa-los de jovens infratores do que proporcionar à juventude educação, cultura e esporte. Não a redução, já sabemos a solução.. queremos cultura, esporte e educação de qualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário