sexta-feira, 15 de maio de 2015

Contra a Redução da Maioridade Penal!




   Entre as várias alternativas apontadas pelas classes dominantes e seus ideólogos para a escalada da violência, está o aumento da repressão expresso no aumento dos efetivos e força das polícias, em especial das PMs e as ocupações militares em favelas e bairros populares.
  Mas a novidade apresentada é a votação do Projeto de Emenda Constitucional, pela redução da maioridade penal para 16 anos.
 O fato é que a população carcerária do Brasil é a que mais cresce no mundo. Nos últimos 20 anos, atingiu um percentual de 350 % de aumento no número de pessoas. A população carcerária do país é de aproximadamente 514 mil pessoas, a quarta maior do mundo.
O Estado deveria oferecer aos jovens acesso a cultura, esportes, qualidade de vida, igualdade social e uma educação pública, gratuita e de qualidade com escolas e institutos bem estruturados, democráticos e inclusivos ao invés de oferecer cadeia. A grande verdade que os meios de comunicação quer esconder que a violência é causada pela gritante exclusão social que vivemos e menos de 1% dos crimes de nosso país são cometidos por menores de 18 anos.
  Reduzir a maioridade penal apenas colocará mais, e mais jovens dentro dos presídios e isenta o Estado com o compromisso com a juventude. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário